Experiência do Projeto Matas da Encantada é retratada em livro

fotolivro2

A experiência do projeto Matas da Encantada, desenvolvido pela ADELCO com patrocínio da Petrobras, está registrada no livro ““Floresta, Água e Clima: boas Práticas nos Biomas Brasileiros”, lançado no último dia primeiro de junho durante o Seminário Nacional de Políticas Públicas Floresta, Água e Clima, realizado em Bonito, Mato Grosso do Sul.

A publicação traz dois textos que relatam as ações desenvolvidas junto à comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, localizada em Aquiraz-CE. O primeiro texto descreve a implantação do Sistemas Agroflorestal (SAF) na aldeia indígena. Já o segundo relato, apresenta a tecnologia social das cisternas de ferrocimento e das fossas ecológicas.

Organizado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (ADEMADAN) e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), o livro contém textos, fotos e relatos de projetos patrocinados pela Programa Petrobras Socioambiental. O material reúne orientações e aprendizados de cada projeto para que sirvam de base para outros órgãos, pessoas e instituições que desejem implantar iniciativas semelhantes.

Em breve, o livro virtual estará disponível para baixar de forma gratuita. O livro físico pode ser solicitado junto à ADEMADAN e ao IASB.

SEMINÁRIO

O programa Matas da Encantada, através do Coordenador do projeto, Marciano Moreira, também esteve presente ao Seminário Nacional de Políticas Públicas Floresta, Água e Clima, realizado no período de 1 a 3 de junho. O evento teve como objetivo geral discutir avanços e retrocessos das políticas públicas ambientais e formular diretrizes para sua implementação.