Crianças indígenas Jenipapo-Kanindé participam de trilhas no Parque Botânico

A atividade é parte do Projeto Matas da Encantada (desenvolvido pela ADELCO com parceria da Petrobras) e será realizada na manhã da sexta-feira, dia 7 de agosto

Crianças e adolescentes da etnia Jenipapo-Kanindé (Aquiraz) participam, na manhã de sexta-feira (dia 7 de agosto) de atividade de Educação Ambiental no Parque Botânico do Ceará (Caucaia). Cerca de 40 estudantes da Escola Jenipapo-Kanindé e outros jovens da comunidade visitarão o Parque em uma atividade do Projeto Matas da Encantada, desenvolvido pela ONG ADELCO com parceria da Petrobras. A proposta é fazer as trilhas, aprender sobre fauna e flora. Um momento para a troca de saberes com a cultura indígena.

A atividade está prevista para 40 pessoas entre alunos, alunas e professores da escola Indígena Diferenciada Jenipapo-Kanindé e será para alunos do 5° ao 9° ano, contando também com a presença dos jovens guias das trilhas ecológicas. A proposta é que eles saiam às 7h30 da Aldeia e cheguem ao Parque às 9h. Em seguida, o grupo fará a trilha com os guias. A atividade faz parte das ações de educação do projeto Matas da Encantada, um momento de intercâmbio entre diferentes ambientais e para observação de outras trilhas.

O projeto Matas da Encantada abrange a área do Complexo Vegetal da Zona Litorânea, em Aquiraz, onde está localizada a aldeia Jenipapo-Kanindé. Com o patrocínio da Petrobras e execução da Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco), o projeto visa à adoção de práticas agroecológicas de uso sustentável da terra, proteção e reflorestamento de matas nativas e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de ações de saneamento e educação ambiental.

O objetivo central do trabalho é que as novas técnicas utilizadas gerem novas atitudes dos moradores em relação aos cuidados com a vegetação, ambientes aquáticos e demais recursos naturais, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos, redução da erosão, aumento da infiltração da água, conservação da cobertura vegetal e, consequentemente, a fixação de gases de efeito estufa. O uso sustentável da terra prevê ainda o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida da comunidade, através da conversão de áreas produtivas degradadas em sistemas agroflorestais (SAFs).

Mais informações: Assessoria ADELCO – Isabelle Azevedo (85) 999624420 ou Ivna Girão (85) 988175149