Povo Kanindé comemora cem anos

Tradição, memória, cultura e resistência. Foi assim que o povo Kanindé celebrou, no último dia 20 de novembro, a passagem do centenário do povo Kanindé. A população indígena reside nos municípios de Aratuba e Canindé.

Pela manhã, os indígenas saíram em caminhada pelas ruas principais de Aratuba até a praça municipal onde fizeram a entrega de um documento com as demandas do povo indígena Kanindé à Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura e secretarias. O ato terminou com uma roda de toré na praça da cidade.

À tarde, o evento realizou uma roda de conversa sobre a relação entre a identidade, a educação escolar indígena kanindé, a construção cultural e social entre os Kanindé, a partir da organização e luta étnica.

Em seguida, a festa continuou com a degustação de comidas típicas indígenas e a mais danças indígenas. No sábado (21), um torneio e futebol animou as populações indígenas. O torneio contou com a participação dos alunos da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

O povo Kanindé é uma das seis etnias atendidas pelo projeto Etnodesenvolvimento Ceará Indígena, desenvolvido pela ADELCO com patrocínio da Petrobras. São desenvolvidas ações nas áreas da agroecologia, economia solidária, turismo comunitário e museologia.

FOTOS DA CAMINHADA