JUVENTUDE INDÍGENA – Encontro reúne índios e índias de todo o Ceará neste final de semana, em Caucaia

O evento acontece durante os dias 01, 02 e 03 de dezembro, na Escola Indígena Tapeba, em Caucaia, na Aldeia Lagoa dos Tapebas.

 

Na programação tem exposição fotográfica com imagens feitas pelos próprios indígenas, ato público pelas ruas de Caucaia, conversas com instituições para cobrar políticas públicas e ações específicas para a juventude indígena, além de uma mesa para dialogar com outros movimentos sociais.

A atividade tem a realização da Adelco – Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido e da Comissão da Juventude Indígena do Ceará (COJICE), com a parceria da União Europeia e o apoio do Governo do Estado do Ceará.

O evento faz parte do planejamento do Projeto Urucum – Fortalecendo a autonomia político-organizativa dos povos indígenas, financiado pela União Europeia e realizado pela Adelco e Esplar, junto às 14 etnias no Ceará, presentes em 19 municípios. O objetivo é contribuir para o fortalecimento das capacidades de gestão e de intervenção social e política das associações indígenas e suas três principais representações no Ceará: a COPICE (Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Ceará), a AMICE (Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará) e a COJICE (Comissão de Juventude Indígena do Ceará).

Os Encontros da Juventude Indígena acontecerão em dois momentos este ano. O primeiro deles reuniu mais de 70 jovens das 14 etnias no estado, em setembro, na Aldeia Cajueiro, do Povo Tabajara, no município de Poranga-Ce. Desta vez, o encontro acontecerá na Escola Indígena Tapeba, em Caucaia, na Aldeia Lagoa dos Tapebas, nos dias 01, 02 e 03 de dezembro.

Programação

A programação inicia com a I Exposição Fotográfica Nas Aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena no Ceará. A exposição é a primeira no estado que reúne fotos feitas pelos próprios jovens indígenas, totalizando 105 fotografias. Fotógrafos parceiros não indígenas também puderam enviar imagens, embora tenham tido uma porcentagem menor do total. As fotografias circularão em outros locais e, ao final do circuito, as imagens impressas serão doadas aos povos. A curadoria está dividida entre o fotógrafo, arte- educador e indigenista, Iago Barreto Soares, e a coordenação do projeto Urucum, da Adelco.

 

Sexta

15h – Credenciamento

19h – Lançamento da Exposição Fotográfica Nas Aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena no Ceará

Sábado

8h – Ato político no centro de Caucaia com povos de todas as aldeias

14h – Mesa com instituições: Funai, Sesai, Coordenadoria de Juventude do Governo do Estado, Unicef

19h – Noite cultural

Domingo

8h – Mesa com os movimentos: Lgbt, MST, Quilombolas, Terreiro, Movimento dos Atingidos por Barragens

14h – Escolha da comissão estadual de juventude indígena

19h – Noite cultural

 

Serviço:

Encontros da Juventude Indígena no Ceará

Quando: 01, 02, 03 de dezembro

Onde: Escola Indígena Tapeba, em Caucaia, na Aldeia Lagoa dos Tapebas. Veja como chegar aqui.

Fonte: Comunicação Adelco

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*