Nota de Apoio. Povo Pitaguary fica!

A Associação para Desenvolvimento Local Co-Produzido (ADELCO) manifesta solidariedade e apoio irrestrito ao Povo Pitaguary diante de mais uma ameaça ao território tradicionalmente ocupado na Munguba, distrito de Pacatuba, que é a possibilidade de reintegração de posse a favor de uma pedreira dentro de área indígena.

Historicamente, os Pitaguary ocupam tradicionalmente a referida área por diferentes modos: moradia, agricultura, rituais sagrados e espiritualidade. Há, nessa área, locais sagrados para o povo Pitaguary, os quais devem ser protegidos.

Há dois anos a Adelco desenvolve projetos na aldeia da Munguba fortalecendo a cultura e a memória dos povos indígenas através da construção do Museu Indígena Pitaguary e das trilhas etnoecológicas. Ações de salvaguarda do patrimônio cultural indígena desse povo.

Reafirmamos o nosso compromisso com os quatro Caciques, o Pajé do Povo Pitaguary e com o movimento indígena no Ceará para fortalecer a luta contra os projetos e empreendimentos que ameaçam a soberania e os territórios dos povos indígenas.

Fonte: Adelco

 

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*