Juventude indígena decide nova comissão estadual

A atividade teve a realização da Adelco e da Comissão da Juventude Indígena do Ceará (COJICE), com o financiamento da União Europeia e o importante apoio do Governo do Estado do Ceará.

A juventude indígena no Ceará reuniu-se no último final de semana, 01 a 03, para o segundo Encontros da Juventude Indígena no Ceará. O evento aconteceu na Escola Indígena Tapeba, em Caucaia, na Aldeia Lagoa dos Tapebas, para debater questões de gênero, diversidade sexual, território, organização. Um momento importante do encontro foi a escolha da nova Comissão da Juventude Indígena, que ficará com a responsabilidade de organizar encontros e mobilizar todas as juventudes dos 14 povos indígenas em território cearense.

A comissão está formada com:

  1. Camila Potyguara;
  2. Climério Anacé;
  3. Edinardo Pitaguary;
  4. Ezequiel Tremembé;
  5. Magna Tabajara;
  6. Daniel Jenipapo-Kanindé;
  7. João Kennedy Tapeba;
  8. Bruno Kanindé;
  9. Raimundo Fagner Gavião.

A eleição se deu por processo de escolha, onde cada povo presente no encontro elegeu seu representante.

Estiveram presentes no evento alguns convidados. Representantes do movimento Sabiaguaba Nativa – Sabiaguaba Lixo Zero, da juventude do MST e do Movimento dos Atingidos por Barragens também estiveram presentes para as rodas de conversas juntos com David Barros, responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e Rui Aguiar, chefe do Escritório do UNICEF, em Fortaleza.

 

A programação começou na sexta, 01, com o lançamento da primeira exposição de fotografias realizadas, em sua grande maioria, por jovens indígenas. A I Exposição Fotográfica Nas Aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena no Ceará recebeu mais de 100 fotografias de parceiros e jovens indígenas retratando o cotidiano dos povos. No sábado, 02, pela manhã, a juventude e algumas lideranças adultas, realizaram uma caminhada no centro de Caucaia para dizer que existe índio no Ceará, sim e que os povos querem demarcação de suas terras já. Veja a programação completa do encontro aqui.

Veja fotos do evento aqui.

Fonte: Comunicação Adelco

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*