29 de janeiro de 2018

Aldeia Monguba realiza planejamento para 2018

A Adelco participou do momento, junto com famílias, lideranças, professores, profissionais de Saúde. Ao todo participaram cerca de 80 pessoas.

 

 

 

 

 

 

O encontro aconteceu no último dia 26 de fevereiro, na casa de apoio da Aldeia Monguba. Pajé Barbosa, liderança importante do povo Pitaguary, falou sobre a necessidade de reorganizar os indígenas de Monguba para desenvolver projetos. Para ele, é importante proteger as áreas de valor ambiental, tanto por causa da área da pedreira, que fica dentro da área do Povo Pitaguary, como pela transnordestina, que irá retirar famílias que vivem próximo aos trilhos.

No encontro, foram decididos encaminhamentos para temas como: escola, saúde, organização da comunidade para os visitantes, cadastros dos artesãos, festas importantes para a comunidade.

Marciano Moreira, coordenador de projeto da Adelco, destaca as ações da Adelco nas aldeias Pitaguary e reforça a parceria. “Trabalhamos no processo de cuidado do meio ambiente e do solo da aldeia, instalando fossas e cisternas; também trabalhamos e demos nosso apoio ao turismo comunitário, exaltando os processos culturais. A nossa perspectiva é que os trabalhos da Adelco, de fortalecimento do Povo Pitaguary, continuem em 2018”.

Fonte: Comunicação Adelco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *