Centro de Documentação Indígena

Bem-vindos, bem-vindas!

Este é o Centro de Documentação Indígena do Ceará, um projeto da Adelco, em parceria com a União Europeia e o Movimento Indígena. Aqui, você pode encontrar documentos, mapas, legislações, pesquisas e links que vão te fazer conhecer melhor sobre as histórias, as conquistas e os desafios dos povos indígenas no Ceará.

No mapa abaixo você conhecerá um pouco das Terras Indígenas (TIs) no Ceará. Este levantamento contempla tanto os povos que estão organizados no Movimento Indígena no estado quanto, também, territórios que são atualmente tratados pela Funai e pelo MPF enquanto TIs, mesmo não estando politicamente engajados àquele Movimento.

Os dados foram colhidos cuidadosamente para a realização do Diagnóstico e estudo de linha de base, produzido pela Adelco em 2017. Trazem como fontes a Funai, o Ministério Público Federal e lideranças indígenas presentes nas oficinas territoriais do Projeto Urucum.

Abaixo, também é possível navegar por temas como Políticas Públicas, Mulheres Indígenas, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde e outros que dizem respeito a todas as etnias no Ceará e até do restante do país. São produções acadêmicas, legislações, artigos e dados produzidos e organizados com seriedade por nossa equipe.

Quer conhecer as produções organizadas pela Adelco? Então clica na nossa Biblioteca e no nosso Canal do Youtube.

O Centro de Documentação Indígena do Ceará não está acabado. Ao contrário, ele não para de crescer e ser atualizado; então, colabore conosco! Se você tem acesso a algum documento que não está aqui, escreve pra gente! Colabore com esse projeto!