Publicações

Seja bem vindo/a a Biblioteca Adelco

Nessa seção você encontra  cartilhas, folders, livros e outros documentos  produzido exclusivamente pela equipe da Adelco. Uma ótima página para quem busca informações mais aprofundadas sobre o nosso trabalho e sobre as populações originárias do Ceará.  Todas as publicações são oriundas dos projetos desenvolvidos ao longo de 19 anos de existência da instituição.

Boa leitura!

BOLETIM TUCUM


Leia as edições aqui.


CARTILHA SEGURANÇA NA INTERNET


A cartilha SEGURANÇA DIGITAL: CONCEITOS E FERRAMENTAS BÁSICAS, é editada pela instituição latina Conexo e foi publicada em espanhol com tradução para o português. Este guia foi escrito pensando em jornalistas, defensores e defensoras de direitos humanos, ativistas e pessoas que, independentemente da sua área de atuação profissional, desejam iniciar-se no caminho da segurança digital e da privacidade. Para ter acesso ao pdf do arquivo, clique aqui.

‎ ‎ ‎ ‎ 


FOLDERS E PANFLETOS


Folder Adelco, em português. Para ter acesso, clique aqui.


Se liga, Parente! nº2 O folder traz informações sobre o coronavírus (Covid-19), as formas de contaminação, meios de prevenção e cuidados com a saúde mental . O informativo faz parte do Projeto Resistência Anacé realizado pela Adelco com o apoio da Fiocruz.


Se liga, Parente!  O folder traz informações sobre o Novo coronavírus (Covid-19), as formas de contaminação e a prevenção. O informativo foi validado por pesquisadores da Fiocruz para o Projeto Resistência Anacé.


Conheça os Museus Indígenas do Ceará! Nesse folder você encontra a localização dos 14 museus indígenas existentes no estado. Clique aqui para baixar


Leia aqui sobre as tecnologias sociais desenvolvidas pela Adelco: Fossas ecológicas ou fossas verdes, cisternas de ferrocimento, Sistemas Agroflorestais, Mandalas e Quintais produtivos.


capa-jenipapok

Conheça aqui as ações desenvolvidas no Sistemas Agroflorestais para recuperação e proteção dos ecossistemas no território indígena Jenipapo Kanindé.


capa-matas

Conheça aqui como atua a Adelco junto a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé no projeto Matas da Encantada. Veja os objetivos do projeto e as áreas de atuação, aqui.

‎ ‎ ‎


capa-etno

Veja aqui o material institucional sobre o projeto Etnodesenvolvimento – Ceará Indígena: ações, atividades práticas e resultados esperados.


LIVROS E CARTILHAS


A publicação Inventário Socioambiental do Povo Tremembé é um importante instrumento para a gestão e o manejo socioambiental dos territórios indígenas. O conhecimento sobre a fauna e a flora é uma ferramenta imprescindível para o monitoramento do meio ambiente, já que muitas espécies indicam a qualidade de preservação dos ecossistemas. É um livro de fotos e textos que retratam a terra indígena. Para baixar, clique aqui.


A publicação Inventário Socioambiental do Povo Pitaguary é um importante instrumento para a gestão e o manejo socioambiental dos territórios indígenas. O conhecimento sobre a fauna e a flora é uma ferramenta imprescindível para o monitoramento do meio ambiente, já que muitas espécies indicam a qualidade de preservação dos ecossistemas.É um livro de fotos e textos que retratam a terra indígena Pitaguary. Para baixar, clique aqui.
Errata: na página 101, onde houver “Famílias e Espécies da Flora Tremembé”, leia-se “Famílias e Espécies da Flora Pitaguary”.

A publicação Situação dos Povos Indígenas do Ceará é um diagnóstico produzido para contribuir à consolidação do Movimento Indígena no Ceará. Ele apresenta o estado da situação das Terras Indígenas e do desenvolvimento institucional e organizacional das instâncias representativas indígenas. Desta maneira, procura ser um instrumento para ajudar a gestão dos temas indígenas no Estado do Ceará e a defesa dos seus direitos. Para ter acesso a ele, clique aqui.

‎ ‎


‎ ‎

A publicação Violações de Direitos Indígenas no Ceará reúne artigos de integrantes da Adelco, do Esplar, do Movimento Indígena e da Universidade Federal do Ceará. Os temas reúnem discussões sobre Terra, Educação, Saúde e Mulheres. Para ter acesso a leitura, aguarde nosso e-book que está em processo de produção.

‎ ‎


‎ ‎ ‎
‎ ‎ ‎

O Plano de Gestão Territorial e Ambiental Indígena Tapeba (PGTA) foi construído pela Adelco, em parceria com os Tapebas. O PGTA é um planejamento que elabora estratégias para o uso sustentável da terra e dos recursos indígenas. Leia ele na íntegra aqui.

‎ ‎ ‎
‎ ‎ ‎

‎ ‎ ‎

Aqui está o Diagnóstico e estudo de linha de base: projeto fortalecendo a autonomia político-organizativa dos povos indígenas, com informações sobre os 14 povos do Ceará.

‎ ‎ ‎

‎ ‎ ‎

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎


A cartilha Educação & Meio Ambiente pretende ser um instrumento de sensibilização para os moradores da aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, localizada em Aquiraz-CE, mas também para a comunidade em geral, orientando sobre a questão da água, resíduos sólidos e SAF. Com um texto simples e cheio de referências a cultura indígena, trazemos para o leitor informações importantes como. Jogos e brincadeiras complementam a leitura com muita diversão. Baixe aqui!

‎ ‎ ‎


O Inventário da Fauna e Flora do território indígena Jenipapo-Kanindé (acesse aqui) insere-se nos objetivos do Projeto Matas da Encantada e do Projeto Sistemas Agroflorestais para recuperação e proteção dos ecossistemas no território indígena Jenipapo Kanindé como parte das ações de geração e disseminação de informações para o desenvolvimento sustentável. A informação sobre a questão ambiental é um instrumento necessário e estratégico para superar a crise proveniente da exploração desordenada dos ambientes naturais e da forma como se exerce o conhecimento sobre a natureza.


‎ ‎ ‎ 

Ceará Indígena – Vivências do projeto Etnodesenvolvimento pretende relatar as experiências vivenciadas durante a implantação do Projeto “Etnodesenvovimento de Comunidades Indígenas do Ceará” (2013/2016), patrocinado pela Petrobras e executado pela ADELCO – Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido. Acesse aqui!

‎ ‎

‎ ‎



Trabalhando os Caminhos do Projeto Matas da Encantada Jenipapo-Kanindé Diagnosticar para conhecer a realidade e inserir métodos e metodologias que dialoguem com a cultura e o saber local. Foi com esse objetivo que o projeto Matas da Encantada Jenipapo-Kanindé realizou um diagnóstico socioambiental na comunidade indígena Jenipapo-Kanindé. As realizações de diagnósticos socioambientais são importantes para a compreensão da dimensão territorial, da história, do meio ambiente, das relações cotidianas, da população e da economia local. Baixe aqui!


Esta publicação é resultado de uma oficina realizada para e pelas mulheres do Povo Tapeba no município de Caucaia-CE.  A oficina intitulada “Resgate e multiplicação das práticas culinárias indígenas Tapeba” foi realizada em Abril de 2010.  O objetivo desta publicação é divulgar a culinária Tapeba e resgatar algumas práticas culinárias e receitas que estão cada vez menos presentes no cotidiano da cultura alimentar indígena, a exemplo do aluá, uma bebida tradicional cuja produção e consumo vem perdendo força nas comunidades. A culinária para os Tapeba, bem como para muitos outros povos, está ligada ao imaginário, ao simbólico e ao cultural. Baixe aqui a publicação. Clique aqui para baixar! 


Este livro é resultado de uma pesquisa realizada no território Tapeba, Caucaia-CE, no contexto do desenvolvimento do Projeto Ayty – turismo de base comunitária do povo Tapeba – financiado pelo Ministério do Turismo. O objetivo da pesquisa era levantar as principais espécies de aves que ocorrem nos ambientes áquaticos de águas interiores (lagoas) e águas estuarinas (manguezais). Desse modo, foram levantadas as espécies de aves que habitam ambientes costeiros no entorno da comunidade Tapeba de Caucaia, especialmente o manguezal do Rio Ceará e lagoas costeiras adjacentes. A pesquisa é uma iniciativa da Adelco em parceria com a ACITA (Associação Comunitária dos Índios Tapeba) e recebeu apoio do Ministério do Turismo para ser executada.  Clique aqui para baixar a publicação!


A Cartilha Tribo das Águas – Cuidando das águas e dos ambientes aquáticos Tapeba, fruto de um trabalho que passa por uma pesquisa sobre o tema da água, relacionada ao contexto indígena e somada ao registro de experiências e ações do projeto homônimo, desenvolvido no território indígena Tapeba, em Caucaia-CE. O foco da cartilha é a água, tendo como diferencial a abordagem do tema em suas múltiplas dimensões: ambiental, cultural, política, econômica e saúde. A  cartilha acompanha um CD que tbm está disponível para baixar na sessão abaixo. Clique aqui para baixar a cartilha!


‎ ‎ ‎

Este livro traz a sistematização do “Projeto Tribo das Águas – Cuidando das águas e dos ambientes aquáticos Tapeba” realizado pela Adelco com patrocínio da Petrobras / Petrobras Ambiental no período de 2010 -2013. Clique aqui para baixar!

‎ ‎ ‎

‎ ‎ ‎


SPOTS E CDS


Em Construção


Você conhece o Centro de Documentações Indígenas implantado pela Adelco aqui no nosso site? Clique no link e conheça muito sobre os povos indígenas no Ceará. Tenha acesso a informações sobre as terras, jurisprudências, cultura, produções acadêmicas, produções audiovisual e outras informações destes povos originários.