Povo Pitaguary realiza mais uma Festa do Milho

Povo Pitaguary realiza mais uma Festa do Milho

Milho cozido, mugunzá doce e salgado, pamonha, bolos, canjica, encontros e espiritualidade foram os principais alimentos para a tradicional Festa do Milho do Povo Pitaguary, que aconteceu no sábado, 28, na Aldeia Olho D´água, em Maracanaú.

A equipe da Adelco foi prestigiar o festejo que marca a fartura da colheita deste ano. “Esse momento é muito importante para os Pitaguary, não é a toa que outros povos e parceiros prestigiaram a festa. É um momento para agradecer aos encantados a fartura da terra, ofertando o que dela foi colhido”, enfatiza Lourdes Vieira, coordenadora do Projeto Urucum, da Adelco.

Conheça o Projeto Urucum aqui.

Na cerimônia de abertura, o Cacique Cauã e o Pajé Barbosa fizeram as principais falas de agradecimento e acolhimento. Ceiça Pitaguary, liderança de seu povo e presidente da Fepoince, ressaltou as lutas judiciais que os Pitaguary estão passando para ter direito a sua terra. “Nossa luta é desigual, o momento é difícil, mas estamos fazendo festa por que isso nos fortalece”, reforça.

Alguns indígenas também foram batizados pelo Pajé Barbosa, num ritual que contou com a presença de jovens de outros povos e os padrinhos de cada batizado. As crianças também tiveram seu momento, com um desfile mirim para eleger os curumins do milho e um toré. A cantora Eliane Brasileiro também apresentou-se, animando ainda mais a festa.

Fonte: Comunicação Adelco