Se você é integrante de alguma organização indígena do Ceará, vem pro nosso Curso Kirimbaua – fortalecendo as organizações indígenas. O curso é gratuito e será realizado no período de março a junho de 2024. Ele está dividido em 05 módulos virtuais e presenciais:
Módulo I: Tópicos institucionais como estatuto, atas, certidões e certificações – 4h (virtual);
Módulo II: Técnicas de captação de recursos – 16 h (presencial);
Módulo III: Elaboração de projetos, incluindo análise de edital e escrita de proposta – 16h (presencial);
Módulo IV: Gestão do projeto, desde planejamento até prestação de contas- 16h (presencial)
Módulo V: Gestão administrativa e financeira da instituição – 4h (virtual)
“Kirimbaua significa valente, forte na língua Nheengatu. O significado é justo para todo o trabalho desenvolvido pelas organizações estaduais e de base dos povos indígenas”, conta Adelle Azevedo, coordenadora do Projeto Tucum – a força da resistência indígena, que está realizando a ação. “Nosso objetivo é auxiliar as organizações indígenas do Ceará a identificarem questões que elas precisam trabalhar e ajudarmos a resolver”, explica Adelle.
Quem pode participar: qualquer organização indígena do estado do Ceará formalizada ou não (com ou sem CNPJ).
Quais os tipos de organizações indígenas: conselhos, coletivos, grupos (mulheres, jovens, medicina tradicional, cultural…), associações, organizações e articulações.
Como posso participar: preenchendo a ficha de inscrição que está neste link.
Serão contempladas até 25 organizações indígenas! Portanto, as vagas serão limitadas! É possível inscrever mais de uma pessoa por organização, porém para as atividades presenciais a organização deverá enviar apenas um ou uma representante.
O projeto Tucum é uma realização da Adelco e do Esplar, com o apoio do Movimento Indígena e o financiamento da União Europeia.