Entre os dias 23 a 26 de abril, parte da equipe da Adelco esteve em Brasília para acompanhar a programação do Acampamento Terra Livre 2024 e fazer uma série de agendas políticas.
A gente compartilhou nossas andanças nas redes sociais, mas quem perdeu nossa aparição por lá, pode acompanhar nossa agenda aqui no nosso site:
Acampamento Terra Livre – 2024
O evento completou 20 anos em 2024 e teve como tema: Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui.
Adelle Azevedo, coordenadora da Adelco, Mateus Tremembé, coordenador do Projeto Tremembé do Clima, e Roberta França, jornalista e comunicadora popular, participaram da programação e das agendas que apresentaremos a seguir.
Encontro com mulheres indígenas dos estados de PE, BA e AL
Participamos de uma conversa com as mulheres indígenas dos estados de Pernambuco, Bahia e Alagoas para a construção do projeto Cunhã Crodí, onde a Adelco, o Esplar e a We World Brasil, organizações com sede no Ceará, estão envolvidos.
A articulação do encontro foi do Projeto Filhas da Ancestralidade, das mulheres indígenas da Bahia. A Anaí também será parceira desta ação.
A iniciativa, está sendo construída, e deve contribuir com o processo de formação de 480 jovens mulheres indígenas de 30 povos da região da Caatinga de 31 municípios dos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Alagoas.
Reunião com a gerente de projetos da Delegação da União Europeia
Ana Almeida, gerente de projetos da UE, nos recebeu para uma conversa sobre o projeto Tucum – a força da resistência indígena. Na reunião, apresentamos alguns materiais realizados, e também falamos sobre as ações finais do projeto Tucum.
A oportunidade também serviu para agradecermos o financiamento e a parceria que construímos desde 2016, no então projeto Urucum.
Funai
Mateus Tremembé esteve reunido com Joenia Wapichana, presidenta, e alguns coordenadores. Ana Célia e Rozilda, lideranças Tremembé, também estiveram na agenda.
Na pauta, a conclusão do processo demarcatório da Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú e os processos de licenciamento para obras coletivas da Terra Indígena Tremembé de Queimadas.
Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres
Nós da Adelco, junto com Mirlania Lima, coordenadora de projeto da We Word Brasil e Rutian Pataxó, ouvidora adjunta da Defensoria Pública da Bahia, participamos de reunião com a Coordenadora-geral de Autonomia Econômica e Combate à Pobreza e à Fome, Ana Clara Ferrari.
No encontro, discutimos saídas para o fortalecimento das mulheres indígenas, com o recorte da autonomia econômica.
Secretaria Nacional de Gestão Ambiental e Territorial, do Ministério dos Povos Indígenas
O movimento Potygatapuya, de Monsenhor Tabosa, junto com Mateus Tremembé, foram recebidos pelo coordenador do Departamento de Governança e Participação Social, Iuri Genipapo-Kanindé, e pelo coordenador de Políticas de Adaptação às Mudanças Climáticas, Mauricio Polidoro.
Na conversa, foi discutido sobre a preocupação dos povos com os projetos de energias renováveis e a mineração de urânio e fosfato que ameaçam os territórios e as vidas indígenas no Ceará. O grupo também solicitou uma agenda compartilhada do Ministério dos Povos Indígenas no Ceará, para uma audiência pública nos territórios.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Acompanhamos o movimento Potygatapuya na agenda com o IPHAN, onde foi discutido o impacto da mineração de urânio e fosfato sobre os sítios arqueológicos existentes na Terra Indígena Serra das Matas, sítio este, reconhecido e homologado pelo Instituto.
O Sítio Arqueológico Unicomponencial pré-colonial, que fica localizado na Aldeia Indígena Quixaba, apresenta numerosas concentrações de fragmentos de cerâmica da tradição Tupi-guarani.
Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, do Ministério das Mulheres
Quem nos recebeu foi a secretária nacional Denise Dau e a Diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues. Na pauta, estiveram presentes reivindicações de combate à violência contra as mulheres e as políticas nacionais desde campo.
As mulheres indígenas presentes na reunião são da Bahia e Ceará. O Projeto Filhas da Ancestralidade que articulou o encontro e nos fez o convite.
Ministério de Minas e Energia
Mateus Tremembé, coordenador de projeto na Adelco, participou, junto com outros indígenas, de reunião com secretários do ministério.
Na pauta:
- Mineração e urânio e fosfato;
- Energias renováveis;
- Linhas de transmissão de energia;
- Impactos socioambientais sofridos e providências.