O Povo Tapuya-Kariri vive na Serra da Ibiapaba, nos municípios de São Benedito e Carnaubal, na aldeia Gameleira; segundo dados do Siasi-Local, Dsei-Ce/SESAI/MS, em 28/10/2016, são 736 pessoas vivendo neste território. Trabalhavam habitualmente para os fazendeiros como arrendatários, pagando a metade da sua produção para os posseiros, numa terra que originalmente lhes pertence. Diante desta situação, o Povo Tapuya-Kariri se organizou para romper com este modo de exploração e passaram a não mais realizar aquele pagamento, gerando uma série de conflitos na região. Após as primeiras denúncias, algumas plantações foram queimadas e várias pessoas foram ameaçadas de morte.
Outro conflito presente é com a Associação dos Remanescentes de Quilombos do Sítio Carnaúba. Diante disso, contando com o apoio do Movimento Indígena, realizou um requerimento para dar início ao procedimento de demarcação em 2007, e sua demanda foi qualificada por um servidor da Coordenação Regional da Funai, aguardando agora a nomeação do Grupo de Trabalho para realização do Estudo para delimitação da área.
O Ministério Público Federal apoiou a demanda do povo Tapuya-Kariri tanto administrativamente, quanto com o ajuizamento de Ações Civis Públicas, inclusive uma delas resultou numa liminar com exigência de providências pela FUNAI para constituir o GT com urgência concedendo o prazo de 90 dias para que o órgão indigenista o constituísse.
A Aldeia Gameleira já conta com uma escola indígena diferenciada, bem como atendimento na área da saúde, e, em 2013, participou da experiência da Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil, integrando um dos seus fascículos.
PROCEDIMENTO DE DEMARCAÇÃO
A Terra Indígena está com status de demanda qualificada, aguardando nomeação do Grupo de Trabalho da Funai.
PRINCIPAIS CONFLITOS E AMEAÇAS
Além do conflito com a organização quilombola, há também um conflito com empresa uma empresa eólica, que chegou a instalar uma torre na Aldeia Gameleira, mas esta caiu após a realização de um ritual e posterior temporal.
ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS
Associação Indígena Tapuya-Kariri
Grupo de Mulheres Tapuya-Kariri
Grupo de Jovens Tapuya-Kariri Raízes Tapuias