Desde janeiro de 2018, a Adelco presta assessoria técnica a 14 famílias contempladas com o projeto produtivo da Associação Indígena Kanindé de Aratuba (AIKA), por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/PSJ III.

 

No dia 02 de junho foi realizada a primeira oficina sobre valoração dos quintais produtivos. Estes locais são o primeiro ponto de produção de alimentos. Foram debatidos os temas da soberania e segurança alimentar e da possibilidade de arranjos (consorciação) na produção de frutas, verduras, hortaliças e hortos, utilizando pequenos espacos e os recursos naturais disponíveis.

A oficina também teve o diálogo sobre a técnica da compostagem, além da importância da segurança alimentar. O ponto alto da reunião foi o debate sobre as sementes crioulas ou “sementes da paixão”, que podem ser de vegetais ou de animais. Clarice Albuquerque, tecnica da Adelco que acompanha o projeto, ressalta: “Fiquei surpresa porque os jovens já sabiam bem do termo e alguns adultos não. Foi ótima a reunião porque falamos das casas de sementes, dos projetos da ASA e da RIS (Rede de Intercâmbio de Sementes). A presença das mulheres foi bastante importante para esse momento, pois a maioria dos quintais produtivos são gerenciados por elas”, finaliza Clarice.

O projeto São José é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar e o bem estar das comunidades rurais. A perspectiva é aumentar a inserção econômica, a agregação de valor dos empreendimentos familiares da área rural, com financiamento de projetos produtivos no âmbito de cadeias produtivas promissoras, numa perspectiva de fortalecimento dessas cadeias e da inserção sustentável da agricultura familiar nos respectivos mercados.

Fonte: Comunicação Adelco, SDA e Clarice Albuquerque

adelco@adelco.org.br

(85) 3264.4492

Sede Adelco

Rua Barão de Aracati, 2200, casa 44
Joaquim Távora, Fortaleza – Ceará
CEP: 60.115-082