A solenidade de abertura acontece na Praça Maria Cavalcante Rocha (Praça do Anfiteatro), em Caucaia-Ce, nesta quinta, 20, a partir das 19h. O município da região metropolitana de Fortaleza, terra do povo Tapeba, sediará todo o evento. A organização será do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), em parceria com o Movimento Indígena e o Governo do Estado do Ceará.
Os jogos contam com a presença das 14 etnias que vivem em 19 municípios: Tapeba, Tabajara, Potyguara, Pitaguary, Tremembé, Anacé, Kanindé, Tapuia-Kariri, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Tubiba – Tapuia, Kariri, Gavião e Tupinambá. A Adelco estará na solenidade de abertura como instituição parceira do movimento.
Eventos como estes são importantes momentos de integração entre os povos. Para Adelle Azevedo, coordenadora executiva da Adelco, essa integração é importante pois passa a ser também uma troca de culturas. “Cada povo tem suas características, suas danças, suas pinturas. É muito bonito ver isso celebrado também nos Jogos Indígenas”, destaca.
Serviço:
VIII Jogos dos Povos Indígenas do Ceará
Quando: quinta, 20 de setembro
Onde: Praça Maria Cavalcante Rocha (Praça do Anfiteatro) – Rua Coronel Correia, s/n. Centro. Caucaia-Ce
Hora: 19h