A juventude do povo Kanindé de Aratuba organiza sua III Conferência de Juventude Indígena Kanindé, nos próximos dias 21 a 24 de março. Nesta edição, eles contam com a parceria do povo Karão/Jaguaribara, que recebe o evento na aldeia Feijão, em Canindé. O evento conta com a participação da juventude indígena de ambos os povos, convidados e jovens dos outras etnias no Ceará. A organização é do Coletivo de Jovens Indígenas Jaguaribara (CJIJ) e da Articulação da Juventude Indígena Kanindé (AJK).
A iniciativa tem a parceria da Adelco, do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), da Funai, da rede Mesa Brasil SESC e de outras instituições apoiadoras.
O evento trará mesas de discussões sobre a presença de indígenas no Maciço de Baturité, tendo em vista a participação do povo Karão, que atualmente luta por sua autoafirmação e reconhecimento perante o movimento indígena estadual. “Um dos objetivos do nosso encontro é o fortalecimento da identidade indígena, buscando trazer este conhecimento para a nossa juventude”, comenta Jezueldo Kanindé (o Zú), coordenador da AJK. “Tal evento se torna de grande valia diante do cenário politico atual, sendo a politização e conscientização da juventude indígena uma forte arma para resistir à perda de direitos conquistados”, defende o jovem.
Veja a programação em detalhes:


Fonte: Comunicação Adelco com informações da Articulação da Juventude Indígena Kanindé.