
Ao todo, 20 jovens indígenas e quilombolas de todo o país foram escolhidos para participarem do Programa de Bolsas para Indígenas e Quilombolas de Língua Portuguesa de 2023, realizado pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, da ONU. Dentre os escolhidos, está a cearense Milena Kanindé (25), jovem advogada indígena do Povo Kanindé de Aratuba-CE.
O programa ocorrerá em duas etapas. A primeira será realizada em Brasília e terá duração de 2 a 3 semanas. Já a segunda terá duração de 4 semanas de treinamento prático no Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em Genebra-Suíça. Milena Kanindé é a única cearense do grupo. A ida à Suíça deve ocorrer no final de junho deste ano.
O programa, existente desde 1997, destina-se a aumentar o conhecimento dos povos Indígenas e Quilombolas sobre os principais mecanismos existentes de direitos humanos da ONU, para que eles possam usá-los para defender os direitos de maneira mais eficaz e levantar suas preocupações a nível internacional. Ao final, os participantes também ministrarão treinamentos sobre o conhecimento adquirido, difundindo o aprendizado em suas comunidades.
Para Milena, esta oportunidade fortalecerá a luta dos povos indígenas do Ceará. “Tive interesse em participar desta seleção como mecanismo de fortalecimento e resistência da luta dos povos indígenas pela não violação de direitos. O meu compromisso com os 15 povos articulados no movimento indígena do Ceará é adquirir conhecimento nesse curso que acontecerá em Genebra e disseminar dentro das aldeias, com a juventude e com as minhas lideranças indígenas”, conta.
Mini-currículo
Milena Kanindé é advogada do Escritório de Advocacia Popular Indígena Ybi; assumiu recentemente a presidência da Comissão Especial de Direitos dos Povos Indígenas, da OAB-Ce; é integrante do Comitê Consultivo da Juventude para a Cooperação, da União Europeia no Brasil; integrante do Departamento Jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME.