
Dia histórico para a Demarcação do Território Tapeba!
Nesta sexta, 26, celebramos uma conquista histórica e um marco na luta do Povo Indígena Tapeba, em Caucaia – CE, com a conclusão da demarcação física do seu território!
Com a implantação do último marco demarcatório nesta sexta-feira (26/09/2025), o território Tapeba alcança uma área total* de 5.294 hectares, onde vivem mais de 3,6 mil famílias. A ação foi fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince).
A Terra Indígena Tapeba é a quarta terra cearense a ter a demarcação física finalizada no Governo Lula, completando o trabalho de reconhecimento realizado em parceria entre os Governos Federal e Estadual. As outras três terras (Tremembé de Queimadas, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé da Lagoa Encantada) já haviam sido homologadas em agosto.
A conclusão do processo de demarcação física é um reconhecimento da resistência e da luta de décadas do Povo Tapeba pela garantia de seus direitos territoriais. Agora, a expectativa se volta para as próximas etapas, incluindo a homologação definitiva do território, um passo crucial para assegurar a proteção e a segurança jurídica da comunidade contra invasões.
Este momento é um ato de reparação histórica e afirmação da identidade Tapeba, é a celebração de uma luta de 40 anos. Nós, da Adelco, ficamos felizes de presenciar esse momento tão importante! Que a força ancestral inspire as novas gerações na defesa contínua da sua terra!
Fonte: Com informações do Governo do Ceará.