Os inventários ambientais são importantes instrumentos para a gestão e o manejo socioambiental dos territórios indígenas. O conhecimento sobre a fauna e a flora é uma ferramenta imprescindível para o monitoramento do meio ambiente, já que muitas espécies indicam a qualidade de preservação dos ecossistemas.
Diante desse contexto de preservação e conservação das terras indígenas, a Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco) realiza no mês de janeiro o lançamento de dois inventários socioambientais: um do Povo Pitaguary e o outro do Povo Tremembé de Almofala. Os livros serão lançados nas próprias aldeias com presença dos caciques, pajés, lideranças tradicionais e convidados. Nos Pitaguary, o lançamento acontece na Escola do Povo Pitaguary dia 13 de Janeiro de 2020 às 9h. Já nos Tremembé, será no dia 25 de janeiro de 2020 às 18h na Escola Maria Venâncio.
Os Inventários Ambientais foram realizados de forma participativa junto aos Povos e estão relacionados ao levantamento de aspectos naturais, históricos e culturais, com um detalhamento das características naturais, principalmente de flora e fauna do território em questão. Os livros são compostos por 120 páginas de belíssimas fotografias de fauna, flora, paisagens e lugares dos territórios indígenas. Além disso, trazem pequenas narrativas de vivência dos caciques, pajés, lideranças tradicionais, jovens e artesãs e artesãos entrevistados para a publicação.
Muitos profissionais especializados estiveram envolvidos na produção deste material: indígenas, fotógrafos de natureza, indigenistas, engenheiros ambientais, agrônomos, geógrafos e jornalistas. O trabalho foi orientado, monitorado e dividido com os indígenas, afinal, ninguém melhor que eles para falar sobre seu meio ambiente e sua história. Suas participações e orientações são o que fazem com que este instrumento seja representativo e, sobretudo, participativo.
As publicações são resultados das ações do Projeto Maracas – Saneamento ecológico e turismo solidário indígena realizado no período de 2016 a 2020, diretamente com duas etnias, os Tremembé de Almofala e os Pitaguary, e foi executado pela Adelco, uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2001, localizada em Fortaleza, estado do Ceará. O financiador da iniciativa é a Fundação Interamericana (IAF).
:. Serviços:
– Lançamento do Livro Inventário Socioambiental do Povo Pitaguary, segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020, às 9h, na Escola do Povo Pitaguary na Aldeia Santo Antônio em Maracanaú-CE.
– Lançamento do Livro Inventário Socioambiental do Povo Tremembé de Almofala, sexta-feira, 25 janeiro de 2020, às 18h, na Escola Maria Venâncio na Aldeia da Praia em Almofala, Itarema-CE.
