Oficinas de sensibilização sobre agroecologia, economia solidária e turismo comunitário mobilizaram as aldeias da etnia Tremembé nos dias 23 e 24 de agosto, no município de Itarema. As atividades, que integram o projeto Etnodesenvolvimento – Ceará Indígena, patrocinado pela Petrobras, foram desenvolvidas pela coordenadora do projeto, Maristela Pinheiro.

O encontro aconteceu na Aldeia da Praia de Almofala, e reuniu 32 pessoas – jovens, adultos e lideranças indígenas, entre elas o Cacique Venâncio.

Durante dois dias, foram discutidos temas como a degradação ambiental que vem acontecendo na área indígena, o resgate da cultura Tremembé e a possibilidade de implantação de um Plano de Turismo Comunitário para os Tremembés.

Ao final, foi definida a formação de um grupo de jovens que irá participar de um processo de capacitação continuada em Economia Solidária e Turismo Comunitário, bem como do mapeamento dos atrativos turísticos e pequenos empreendimentos individuais na área de artesanato que existem na comunidade.

 

adelco@adelco.org.br

(85) 3264.4492

Sede Adelco

Rua Barão de Aracati, 2200, casa 44
Joaquim Távora, Fortaleza – Ceará
CEP: 60.115-082