A Terra Indígena (TI) Barra do Mundaú localiza-se no município de Itapipoca. São 3.580 hectares, onde estão quatro aldeias: São José, Buriti de Baixo, Buriti do Meio e Munguba. Historicamente, os povos indígenas que tradicionalmente ocupam esse território são originários de famílias Tremembé, vindas de Almofala.
PROCEDIMENTO DE DEMARCAÇÃO
A demanda indígena pela demarcação desta TI veio em 2003. Atualmente (2018), ainda se encontra no processo de delimitação física, representando uma morosidade de 15 anos.
PRINCIPAIS CONFLITOS E AMEAÇAS
Existe conflito com um grande empreendimento turístico chamado Nova Atlântida, cujas instalações visam ocupar uma parcela da TI. Desde 2002 essa situação gera conflitos, ameaças e episódios violentos, bem como ações de retomadas realizadas pelos Tremembé. Atualmente (2018), com a intervenção do MPF, o empreendimento teve sua Licença Ambiental cassada.
Também ocorrem conflitos com posseiros diversos.
ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS
Conselho Indígena Tremembé de Itapipoca.
Associação dos pequenos produtores de Buriti.
Grupo de Mulheres Tremembé Cunhã Porã.
Grupo Juventude Indígena em Ação Tremembé de Barra do Mundaú.
OUTROS LINKS NA INTERNET*:
Observatório Socioambiental: XXII Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará: Construindo novos marcos referenciais de atuação e de resistência
Índios do Nordeste: OS POVOS INDÍGENAS, O TURISMO E O TERRITÓRIO: UM OLHAR SOBRE OS TREMEMBÉ E OS JENIPAPO KANINDÉ DO CEARÁ
*Pesquisa realizada até a página 2 do buscador Google, em 28.06.2018 com a palavra chave “Tremembé Barra do Mundaú”.