O tema do evento deste ano foi “Democracia é Vida, Respeito e Demarcação”

Entre os dias 17 e 21 de julho, aconteceu a 27° edição da Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará. O evento foi realizado na Terra Indígena Gameleira – Povo Tapuya Kariri, em São Benedito, e reuniu os 15 povos indígenas do estado para discutir sobre as emergências existentes nas aldeias, traçar estratégias de enfrentamento às ameaças, violações dos direitos indígenas, além de contar com a assembleia eletiva da Federação dos Povos Indígenas do Ceará, a Fepoince.
Durante os cinco dias, temas importantes para o movimento foram pautados nas mesas de debate, como educação, segurança alimentar, demarcação de territórios e saúde indígena. Um dos momentos mais simbólicos da Assembleia foi o ato realizado pela Articulação das Mulheres Indígenas – Amice em homenagem a Gerlene Silva, professora indígena vítima de feminicídio no início do mês.
A eleição da Fepoince acontece a cada dois anos, e no último dia da 27° edição da Assembleia, ela elegeu como coordenadora, Andrea Tapuya-Kariri e como vice coordenadora, Naara Tapeba. Como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente, foram Glaubiana Jenipapo-Kanindé e Eliane Tabajara. Como 1ª e 2ª tesoureira, Clara Kanindé e Janaína Pitaguary. Os efetivos do conselho fiscal foram Rosa Potyguara, Juliene Tremembé e Renan Tabajara e os suplentes do conselho fiscal foram Luana Potyguara, Joedson Kariri e Climério Anacé.
A Adelco parabeniza e expressa sinceros cumprimentos aos eleitos que irão compor a nova gestão da Federação. Estamos confiantes de que os povos indígenas serão representados por princípios de democracia, luta e respeito.
