
O curso Direitos Humanos acontece nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 de abril de 2019, na Aldeia Sobradinho, do povo Tapeba, em Caucaia. Esta é uma iniciativa da Adelco, com financiamento da Embaixada Francesa. O evento faz parte do projeto Juventude Urucum, que visa o fortalecimento político e institucional da Comissão da Juventude Indígena do Ceará – COJICE, a partir da formação em Direitos Humanos, em especial os Direitos Indígenas.
A partir do curso, 20 jovens replicarão o que aprenderam para suas bases de juventude indígena. “A capacitação será replicada em forma de oficina em diversas aldeias, atingindo 300 outros jovens que estarão, ao final do projeto, sensibilizados para a realidade de não efetivação dos direitos indígenas pelo Estado Brasileiro. Eles também conhecerão os principais instrumentos possíveis para alterar suas realidades”, enfatiza Adelle Azevedo, coordenadora executiva da Adelco.
Além da COJICE, são parceiros desta iniciativa: a OPRINCE – Organização dos Professores Indígenas no Ceará, a FEPOINCE – Federação dos Povos Indígenas no Ceará, a AMICE – Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará, a APOINME – Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES e a FUNAI – Fundação Nacional do Índio.
O projeto Juventude Urucum existe desde dezembro de 2018 e segue até agosto de 2019. Ele é contrapartida de um projeto maior de fortalecimento das organizações indígenas chamado Urucum. Conheça mais sobre ele aqui.
Fonte: Comunicação Adelco