
Foto: Evila Silveira
A Aldeia Poço Dantas, do Povo Kariri, recebeu, entre os dias 22 e 25 de junho, o I Encontro de Cultura Alimentar dos Povos Indígenas do Ceará. O evento reuniu 13 povos indígenas do estado com momentos de muita troca de saberes entre os presentes. A abertura iniciou com uma noite de muito toré, forró, quadrilha junina e trocas culturais.
Já o segundo dia de encontro começou com uma mesa sobre cultura alimentar e a construção de uma cartografia do que se come e produz em cada território. Na parte da tarde, os participantes foram para a etapa de produção de alimentos, um momento de muita troca de experiência entre os povos. À noite, a partilha dos alimentos culminou em uma grande festa que celebra os sabores e os saberes dos povos indígenas do Ceará. E no último dia, teve muito toré e feirinha de artesanato, no aldeiamento do Centro Cultural do Cariri.
Para Joedson Kariri, um dos organizadores do evento, além da troca de experiências que o momento proporcionou, foi uma forma de ressaltar a importância da cultura alimentar indígena. “O povo tá aqui para dizer que existe, que tá na luta, na resistência, pautando e construindo o movimento indígena no Ceará”, completou.
Para Mateus Tremembé, técnico de mobilização do projeto Tucum, o encontro foi uma forma de unir os troncos velhos, mulheres, jovens e agricultores indígenas. “Estamos falando de identidade, de cultura alimentar de costumes e de terra e território, desse saber que é tão importante que é esse alimento”, ressalta.
Para Adelle Azevedo, coordenadora do Projeto Tucum, apoiador do evento, o encontro reforça identidades: “É super importante um encontro que reforce esses saberes dos povos indígenas. Ver todas essas trocas acontecendo nos deixa felizes e fortalecem as identidades individuais e coletivas de cada povo”, destaca a coordenadora.
O evento é uma realização da Associação Indígena Cariri do Poço Dantas- Umari, da Coordenação de Juventude Indígena do Ceará e tem o apoio da Adelco, por meio dos microprojetos financiados pelo Projeto Tucum- a força da resistência indígena. O Tucum é uma realização da Adelco e do Esplar com o apoio financeiro da União Europeia.