O projeto “Urucum- Fortalecendo a autonomia político-organizativa dos povos indígenas” irá realizar no mês de julho duas oficinas sobre “Direitos, política e controle social”. Os primeiros povos que irão receber a oficina são os Tabajara e Kalabaça de Poranga, nos dias 6 e 7 de julho, e os Tabajara de Quiterianópolis, nos dias 8 e 9 de julho. A oficina tem como objetivo aprofundar as discussões sobre os direitos dos povos indígenas, as garantia e efetivação de direitos, além de discutir sobre controle social como instrumento de participação e políticas públicas para os povos indígenas.

Os povos indígenas têm seus direitos amparados em legislações internacionais e nacionais. Todavia, ainda encontram diversas dificuldades em efetivá-los, sobretudo em relação aos aspectos territoriais e sociais. Desta forma, é necessário o fortalecimento político-organizativo dos povos indígenas do Ceará a fim de identificar estratégias para a efetivação dos direitos territoriais, socioeconômicos e culturais.

Ao longo do segundo semestre de 2017 ainda serão realizadas formações com os demais povos do Sertão, Região Metropolitana e Litoral. O projeto “Urucum” é desenvolvido pela Adelco e Esplar com financiamento da União Europeia.

Saiba mais:

6 e 7 de julho de 2017 – Escola Indígena Jardim das Oliveiras – Poranga/CE

8 e 9 de julho de 2017 – Escola Indígena da Aldeia Fidélis – Quiterianópolis/CE

adelco@adelco.org.br

(85) 3264.4492

Sede Adelco

Rua Barão de Aracati, 2200, casa 44
Joaquim Távora, Fortaleza – Ceará
CEP: 60.115-082