O encontro aconteceu na Aldeia Monguba, em Pacatuba, na sede da FEPOINCE, no último dia 25 de maio, e teve como objetivo apresentar atividades já realizadas, discutir as Recomendações da Missão da União Europeia (UE), que aconteceu entre os dias 21 e 28 de março (ver mais informações aqui), e planejar novas atividades do Projeto Urucum – Fortalecendo a Autonomia Político-organizativa dos Povos Indígenas do Ceará. O projeto é executado pela Adelco, em parceria com o Esplar e financiado pela UE.

“O Comitê é um importante espaço de diálogo entre os beneficiários, que são as organizações indígenas, e a gerência do projeto, que é feita pela Adelco e  Esplar, para que haja maior monitoramento e participação dos povos indígenas na gestão e nas próximas etapas do projeto Urucum”, explicou Adelle Azevedo, engenheira ambiental e coordenadora executiva da Adelco.

Estiveram presentes junto com a Adelco, representantes das quatro organizações indígenas estaduais e do Esplar. As organizações estaduais são Associação das Mulheres Indígenas do Ceará (AMICE), Organização dos Professores Indígenas do Ceará (OPRINCE), Comissão da Juventude Indígena do Ceará (COJICE), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES (APOINME) e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE).

Para Lourdes Vieira, advogada e coordenadora de projetos da Adelco, “momentos como este enriquecem a execução do Urucum e dão mais segurança de que estamos no caminho certo”.

O próximo encontro do comitê será realizado durante a Assembleia da APOINME, em julho de 2018.

Fonte: Comunicação Adelco

adelco@adelco.org.br

(85) 3264.4492

Sede Adelco

Rua Barão de Aracati, 2200, casa 44
Joaquim Távora, Fortaleza – Ceará
CEP: 60.115-082