Cerca de 26 jovens de 11 etnias indígenas do Ceará participaram do último encontro promovido pelo Projeto Juventude Urucum. A iniciativa é coordenada pela Adelco, com financiamento da Embaixada Francesa.
O encontro aconteceu na última sexta, 26 de julho, na Secretaria de Proteção Social, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, do Governo do Estado e, além dos jovens indígenas, contou com a participação de representantes de todas as coordenadorias ligadas ao órgão, assim como outros departamentos do governo.
Para Lourdes Vieira, coordenadora do projeto, a oportunidade foi única. “Eles puderam conhecer o trabalho de cada uma das coordenadorias e saber qual órgão recorrer, caso precise de parceria. Além disso, acreditamos que a cidadania e o fortalecimentos das instituições passa pelo intercâmbio de ações”, defende a coordenadora.
Projeto Juventude Urucum
O principal objetivo do Projeto foi o contribuir com o fortalecimento político e institucional da Comissão de Juventude Indígena do Ceará (COJICE). Ele aconteceu entre dezembro de 2018 e agosto de 2019. A meta alcançada contemplou: capacitar jovens lideranças indígenas em Direitos Humanos e sobre os instrumentos necessários para sua efetivação; sensibilizar jovens indígenas do movimento indígena estadual de juventude sobre Direitos Humanos e estimular a intervenção dos jovens indígenas nos espaços públicos de reivindicação de seus direitos.
São parceiros desta iniciativa: Comissão de Juventude Indígena do Ceará (COJICE); OPRINCE – Organização dos Professores Indígenas no Ceará; FEPOINCE – Federação dos Povos Indígenas no Ceará; AMICE – Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará.
Clique aqui e conheça mais sobre o Projeto Urucum
Fotos: Rosália Tapeba
Fonte: Comunicação Adelco