O Projeto Tucum – a força da resistência indígena, realizado pela Adelco e pelo Esplar, com o financiamento da União Europeia, lança o Edital nº 03 do Fundo de Apoio aos Microprojetos.
Esse ano será realizado duas chamadas: a primeira chamada será destinada exclusivamente para a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e a segunda será destinada às outras organizações representativas do movimento indígena, são elas: Organização dos Professores Indígenas do Ceará (OPRINCE), Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (AMICE) e Comissão de Juventude Indígena do Ceará (COJICE). Não podem participar da seleção de projetos pessoas físicas, de organizações indígenas sem abrangência estadual, de instituições privadas, órgãos governamentais, de organizações não governamentais e de universidades.
Para a submissão dos projetos, o edital obriga que a Organização tenha finalizado e prestado conta do microprojeto referente ao edital nº 02/22, Carta de anuência às normas deste Edital, conforme modelo disponível no anexo I.
Os projetos deverão ainda ser elaborados a partir do modelo de Roteiro para Elaboração de Projetos que esse ano traz um novo formulário (disponível no anexo II), observando-se as condições e critérios estabelecidos por esse edital, e apontando seu período de duração, que deverá ser 12 (doze) meses.
As propostas finalizadas deverão ser encaminhadas para o e-mail projetotucum@localhost até o dia 06 de abril.
Adelle Azevedo, coordenadora geral do projeto, reforça a importância do apoio: “Os microprojetos permitem a consolidação institucional da organização e viabilizam ações de incidência a partir da articulação e mobilização de povos indígenas com outros povos e outros movimentos sociais. Desde 2021, ao todo, já foram financiados R$ 188 mil reais nos projetos das organizações indígenas do Estado do Ceará”.
A equipe do projeto Tucum considera que essa ação é fundamental para a consolidação das organizações e para a promoção, a defesa ou a proteção de direitos políticos e civis de indígenas no estado do Ceará.
Em caso de dúvida, escreva para adelle@localhost ou para projetotucum@localhost.