A Festa da Colheita aconteceu na Aleia Cajueiro, do povo Tabajara, no município de Poranga, na noite do sábado, 30/09. O evento aconteceu em pleno Encontro da Juventude Indígena no Ceará, organizado pela Adelco, via projeto Urucum; pela Juventude Indígena do Ceará; pelo Esplar e União Europeia, com o apoio do Governo do Estado do Ceará. Além da juventude de todo o estado, também estiveram presentes lideranças de outras aldeias para prestigiar a celebração.
Com a retomada dos Tabajaras, em 2007, a terra passou a ser cuidada pelas 15 famílias que vivem ali. Após 10 anos, já existe energia, cisterna, internet, uma escola e a certeza de que retomar suas terras é resistência.
10 anos de festa
Os povos indígenas da Aldeia Cajueiro, desde a retomada realizada no dia 10 de julho de 2007, tem adotado como tradição cultural a Festa da Colheita ao Luar, momento sagrado utilizado para agradecer a mãe Tamain, os encantados, a força da Jurema e ao pai Tupã por todas as conquistas. Este ano, a festa cultural terá como ingrediente especial a comemoração pelos 10 anos de luta, resistência e conquistas. Entre aquelas mais recentes está a decisão judicial com transito, expedita pela Justiça Federal, determinando o inicio do procedimento de demarcação da terra indígena do povo Tabajara. A noite será completa de apresentações, rituais, depoimentos sobre a luta indígena, diversos pratos da nossa culinária e de muita festa. Varias autoridades e lideranças indígenas dos diversos povos já confirmaram presença. A Festa da Colheita celebra com muitas alegria todas as conquistas e vitórias pela existência, pela proteção dos encantados.
Fonte: Texto da Comunicação da Adelco e de Jorge Tabajara