Juliana Menucci, técnica da Fundação Interamericana (IAF), veio a Fortaleza numa visita de monitoramento do Projeto Maracas – Saneamento ecológico e turismo solidário indígena. A IAF é a instituição financiadora da iniciativa coordenada pela Adelco, em parceria com as etnias Pitaguary e Tremembé de Almofala e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A visita aconteceu durante os dias 07 e 08 de maio, quando Juliana teve a oportunidade de conversar com os técnicos da Adelco sobre o uso dos recursos e as realizações do projeto. Ela também visitou os equipamentos da Aldeia da Praia, do povo Tremembé de Almofala.

Jovens e lideranças, como o Cacique João Venâncio, participaram da conversa que ajudou Juliana a entender quais os impactos reais do projeto na vida daquele povo, como a Maloca e o Acervo Tremembé, construções realizadas com recurso do projeto. As formações para atuar com Turismo comunitário também são marcas do Projeto Maracas, que ajudou a organizar a sinalização das trilhas ecológicas, aproveitar a culinária local para encantar visitantes e outros traços da cultura, promovendo um turismo de respeito às tradições.

Marciano Moreira, coordenador do Maracas, organizou a visita da técnica e ressalta: “O acompanhamento assim tão de perto do financiador nos dá a segurança e a certeza de que estamos no caminho certo”, conta.

Mais sobre o projeto
O projeto Maracas – Saneamento ecológico e turismo solidário indígena busca melhorar a qualidade de vida de comunidades indígenas no Ceará favorecendo maiores e melhores condições de saneamento ambiental e fortalecendo o turismo comunitário. Os princípios da iniciativa são: o fortalecimento da cultura e da identidade étnica; autodeterminação e a territorialidade; e a autogestão.

Fonte: Comunicação Adelco

adelco@adelco.org.br

(85) 3264.4492

Sede Adelco

Rua Barão de Aracati, 2200, casa 44
Joaquim Távora, Fortaleza – Ceará
CEP: 60.115-082