Publicação traz informações sobre as Trilhas Etnoecológicas do Povo Jenipapo-Kanindé

Neste sábado (09), a partir das 9h, será realizado no Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, na comunidade Lagoa da Encantada, em Aquiraz-CE, o lançamento do Guia das Trilhas Etnoecológicas Jenipapo-Kanindé. A publicação traz informações e mapas das cinco trilhas ecológicas recuperadas pelo Projeto Matas da Encantada, desenvolvida pela ADELCO com patrocínio da Petrobras, e pelo projeto do Projeto Sistemas Agroflorestais, que tem o apoio financeiro do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), através do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos).

As trilhas foram implantadas considerando-se os aspectos ambientais e culturais mais relevantes na comunidade. Para tanto, os caminhos foram sinalizados e recuperados. É possível visualizar áreas de cultivos, locais de moradias de antigos índios (taperas), casas de farinha, campo de dunas, matas preservadas, lagoas, nascentes de água, riachos e outros atrativos naturais e culturais.

“A proposta desta ação é desenvolver um turismo sustentável na região, garantindo a preservação e conservação dos recursos”, afirma o coordenador do Projeto Matas da Encantada, Marciano Moreira. “A publicação facilitará o acesso dos interessados em conhecer as trilhas pelo território indígena. Apesar disso, aconselhamos percorrer o lugar com a ajuda dos guias comunitários, que já conhecem bem a região e participaram de cursos de formação de guias”, complementa Marciano.

Exposição

O Museu Indígena Jenipapo-Kanindé recebe até o próximo dia 23 de abril, a Exposição Encantos da Mata Jenipapo-Kanindé. Durante quase dois anos, o projeto Matas da Encantada e Sistema Agroflorestal construiu, de forma participativa, o inventário da fauna e a flora da comunidade indígena, identificando ao todo 133 espécies de aves, 19 de répteis, seis tipos de mamíferos e mais de 60 espécies de plantas.

Os resultados podem ser conferidos de forma clara, simples, colorida e interativa na Exposição Encantos da Mata Jenipapo-Kanindé que traz ao público parte do material fotográfico de aves e plantas, exibição de insetos, além da reprodução das aves em madeira feita pelo artesão indígena Flávio Azevedo, da etnia Tapeba. Em breve, o material do inventário também estará disponível em livro.

:. Serviço: Lançamento do Guia de Trilhas Ecológicas Jenipapo-Kaninde. Sábado, dia 09 de abril, às 9h, no Museu Indígena Jenipapo-Kanindé.