Urucum

Urucum (2016-2019)

O Projeto URUCUM – Fortalecendo a autonomia político-organizativa dos povos indígenas se desenvolve em parceria com o Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria, junto às 14 etnias no Ceará, presentes em 19 municípios. A iniciativa é financiada pela União Europeia e contribui para o fortalecimento das capacidades de gestão e de intervenção social e política das associações indígenas e suas três principais representações no Ceará: a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), a Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprince) a Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice) e a Comissão de Juventude Indígena do Ceará (Cojice).

 

O Urucum baseia-se nas conferências locais de políticas indigenistas, onde as vozes coletivas uniram-se às diferentes etnias e superaram as dificuldades e conflitos em favor do bem maior que é a própria causa indígena. Para isso, trabalhamos com 300 lideranças representativas e as 14 etnias indígenas no Ceará.

 

Objetivos:

  • Evidenciar, reconhecer e debater publicamente as violações dos direitos dos povos indígenas no Ceará;
  • Melhorar o acesso aos direitos territoriais e demais direitos sociais específicos dos povos indígenas no Ceará, assim como o acesso a políticas indigenistas;
  • Fortalecer as capacidades das organizações representativas dos Povos Indígenas no Ceará no âmbito institucional e no que se refere à promoção e defesa dos seus direitos e efetivação das políticas indigenistas;

 

Áreas de atuação: fortalecimento institucional; mulheres indígenas, a questão de gênero e as juventudes; afirmação da cultura indígena.

 

Financiador