Conversatório destaca os caminhos da política para indígenas do Ceará

Foto: Iago Barreto Soares

Nesta terça-feira (4), ocorreu um conversatório na ADUFC sobre caminhos políticos para os povos indígenas do Ceará organizado pela ONG indigenista Adelco e o Esplar-Centro de Pesquisa e Assessoria, através do Projeto Tucum. O debate contou com a presença de importantes influências indígenas como Mateus Tremembé, Milena Kanindé e Cacika Irê. A mediação foi realizada pela coordenadora do Tucum, Adelle Azevedo. A Profª. Helena Martins, secretária-geral da ADUFC também participou do momento trazendo pautas importantes como o apoio dos professores ao movimento indígena.

“Nosso trabalho é o bem viver desses povos, da sua qualidade de vida. As demandas que têm chegado eu tenho tratado com muito cuidado, mas sempre respeitando nossas lideranças tradicionais, nossas organizações de base, dialogando, consultando”, defendeu Juliana Alves Jenipapo (Cacika Irê), Mestra em Antropologia e secretária da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince).

Foto: Iago Barreto Soares

No debate, Mateus Tremembé, liderança indígena e técnico de mobilização do Projeto Tucum, também falou sobre sua recente ida a Brasília para apresentar as reivindicações do Movimento Indígena do Ceará e comentou sobre a necessidade de se fazer presente em discussões políticas. “Fomos à Brasília apresentar nossas reivindicações, na Sesai, no Ministério dos Povos Indígenas, na Funai e em outros locais. No Ceará, também estamos juntos com a Sepince. Fomos cobrar lá e estamos aqui para colaborar também. Estamos sempre em busca do diálogo, porque esse é o melhor caminho”, destacou.

O “Projeto Tucum – a força da resistência indígena” é uma iniciativa da Adelco, em parceria com o Esplar e o Movimento Indígena do Ceará, financiado pela União Europeia, a partir de seleção em edital nacional. O projeto alcança os 15 povos indígenas de 16 municípios cearenses: Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Carnaubal, Crateús, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Tamboril.

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*