Movimento Indígena discute futuro do povos

A XXIII Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará aconteceu entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2018, na Aldeia Viração, do Povo Potiguara, em Tamboril-CE. Seu tema foi “Desafio e unidade na luta em favor de demarcação: garantia de futuro dos nossos povos”.

O dia 13 foi dedicado à chegada e acolhida dos indígenas que vieram de diferentes partes do Ceará, bem como de representantes de outros estados como o Rio Grande do Norte. Nos dias que seguiram o encontro, foram discutidos importantes pautas para o movimento indígena, como as dificuldades mais comuns para a efetivação da demarcação de terras indígenas no Ceará, como as limitações financeiras e estruturais da Funai, os conflitos com posseiros e empreendimentos, e a judicialização de alguns casos. A perspectiva para os próximos anos, com um governo federal abertamente contrário à demarcação de terras, também foi tema.

Outro tema em pauta foi saúde e educação indígena, ambas pensadas dentro do contexto pela luta da terra e território. No final do encontro, a plenária aprovou o total de onze cartas assinadas pelo movimento indígena e dirigidas ao poder público, especialmente ao futuro governo federal. Elas apresentam o descontentamento das lideranças quanto a possível saída da Funai do Ministério da Justiça; manifestaram apoio ao povo Pitaguary em relação à perda temporária de parte de seu território na Justiça; e reafirmaram a disposição do movimento em lutar pela efetivação dos seus direitos.

Foto: Iago Barreto Soares

A Assembleia contou com a presença do povo autodenominado Karão, de Aratuba-CE, que está em processo de emergência étnica e pediu publicamente apoio e reconhecimento por parte do movimento indígena no Ceará. As lideranças decidiram que farão uma visita àquele povo ao longo de 2019 para tratar desse pedido. O encontro foi encerrado com a Noite Cultural, que contou com apresentações de dança, show de piadas, músicas e exibição de um documentário organizado por crianças da Aldeia Viração, com o apoio do educador e fotógrafo Iago Barreto Soares.

Instituições parceiras também participaram e apoiaram o evento, como a Adelco, União Europeia, Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza – CDPDH, Funai, Esplar, Cetra, Governo do Estado do Ceará, SESAI, Prefeitura de Tamboril e Misereor. A organização ficou por conta da Fepoince, Apoinme, Amice, Oprince e Cojice.

Foto: Iago Barreto Soares

Próxima Assembleia

A próxima Assembleia Estadual acontecerá na terra do povo Jenipapo Kanindé, em Aquiraz-CE.

Veja os registros fotográficos deste evento realizados pelo fotógrafo Iago Barreto Soares aqui.

Fonte: Comunicação Adelco

 

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*