Pitaguarys iniciam a sinalização das suas trilhas ecológicas

Nos dias 28 e 29 de março, na Aldeia de Monguba, em Pacatuba-CE, foram iniciadas as atividades de sinalização ambiental e etnocultural no território Pitaguary.

Foi realizada uma oficina de pintura artesanal das placas de madeira que identificam os elementos ambientais e socioculturais do Povo Pitaguary. A atividade faz parte da ação do projeto Maracas, que poia as iniciativas de organização e fortalecimento do turismo etnocultural ou turismo comunitário.

A atividade teve como facilitador o indígena Benício Pitaguary, artista plástico e estudante de Geografia, que conduziu as etapas de preparação e pintura das placas de sinalização. O momento contou com a participação de crianças, professores da Escola Indígena Ita-ara, jovens e lideranças Pitaguary. A oficina aconteceu na Casa de Apoio, localizada na aldeia de da Monguba.

As placas indicam pontos dos atrativos turísticos no território, orientando visitantes sobre as trilhas etnoecológicas, espaços e equipamentos comunitários (casa de apoio, museu Pitaguary, Escola Indígena etc.).

Na etapa seguinte, após a finalização das pinturas de todas as placas, séra da instaladas em seus pontos definidos. As placas identificam ambientes, trilhas, equipamentos e setas de orientação aos visitantes. A ação visa estruturar e organizar a proposta de turismo comunitário que os Pitaguary tem desenvolvido em seu território indígena.

Conheça mais sobre o projeto Maracas aqui.

Fonte: Comunicação Adelco

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*