PPP-Ecos apoia projeto de sistemas agroflorestais em Aquiraz

O projeto Matas da encantada – preservando ecossistemas na tribo Jenipapo-Kanindé atua no Complexo Vegetal da Zona Litorânea da aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, desde novembro de 2013. Matas da encantada é patrocinado pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos) e executado pela Adelco, tendo como objetivo a melhoria da qualidade ambiental da etnia Jenipapo-Kanindé, através de técnicas agroecológicas, para uso dos recursos naturais renováveis, na área próxima à Lagoa da Encantada.

De 13 a 15 de março, foi realizado um curso de capacitação inicial em agroecologia, com a participação de 30 indígenas, no qual foi feito um trabalho comparativo sobre as características da agricultura tradicional e da agroecologia. Foi o início de um processo que irá capacitar 90 pessoas em agrossivilcutora e outras técnicas de base agroecológica, além de formar multiplicadores em educação ambiental e conservação da biodiversidade. Entre os resultados esperados do projeto estão a reconversão de cinco hectares de área degradada para produção agrícola, implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF), recuperação de trilhas e formação de guias para trilhas ecológicas, implantação de duas ilhas de coleta seletiva de lixo e constituição de um acervo ambiental para o Museu Indígena Jenipapo-Kanindé.
Entre as atividades marcadas para o primeiro semestre de 2014 está um intercâmbio de experiências que o correrá no dia 17 de maio. Um grupo de 15 Jenipapo-Kanindés, acompanhados pelo professor e agrônomo João Ambrósio de Araújo Filho irá conhecer uma experiência-modelo de sistemas agroflorestais no município de Bela Cruz. O professor Ambrósio é PHd e consultor em recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais, formação e manejo de pastagens. Ainda em maio, nos dias 19 e 20, ele irá ministrar na comunidade Jenipapo-Kanindé o curso “Agrossilvicultura e outras técnicas de base agroecológica” e a oficina “Diagnóstico socioambiental”, onde será feito um levantamento de toda a fauna e flora existentes na região.
As metas do Matas da Encantada complementam-se através de dois eixos principais:
Ambiental
Recuperação e proteção de matas nativas e das Áreas de Preservação Permanente (APPs); redução do efeito estufa; implantação de cultivos agroecológicos e valorização dos recursos ambientais.
Social-comunitário
Aumento da geração de renda e melhoria da qualidade de vida da comunidade indígena; construção participativa das ações do projeto com a comunidade, a partir de suas necessidades; desenvolvimento do turismo comunitário/ecológico.