Projeto Matas da Encantada forma guias para trilhas ecológicas

Uma oficina de formação de guias para trilhas ecológicas foi realizada na comunidade Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, nos dias 29 e 30 de agosto e 06 e 08 de setembro. Ministrada por Sávio Magalhães, Mestre pelo PRODEMA e doutorando da geografia, pela UFC, a oficina foi o primeiro passo para uma série de ações do Projeto Matas da Encantada, patrocinado pela Petrobras e realizado pela Adelco. O projeto prevê ainda a sinalização e regulamentação das trilhas, confecção de fardamento para os guias, entre outras ações referentes ao planejamento de trilhas, dentro dos princípios do turismo comunitário, ecologicamente correto e sustentável.

O objetivo da oficina foi capacitar os jovens da comunidade para serem guias turísticos e também a realização de um diagnóstico das trilhas, para fazer a recuperação e a sinalização ambiental, posteriormente. Cerca de 15 jovens aprenderam sobre os tipos de trilhas existentes, como conduzir os visitantes e as espécies de flora e fauna de cada caminho. Ao final, foi produzido um mapa detalhado das trilhas, que será utilizado na publicação do Guia Ambiental, publicação que orientará os visitantes sobre os percursos, a extensão e os principais pontos de paradas das trilhas.

Sobre as trilhas

Ao todo, são cinco trilhas que o visitante pode escolher: a dos roçados, lagoa da encantada, sucurujuba, do marisco e a do morro do urubu. A partir das trilhas, é possível ver a diversidade da flora e fauna da terra indígena, os olhos d´ água, as lagoas, bem como toda a extensão do território.

O território Jenipapo-Kanindé está inserido na Planície Litorânea e nos Tabuleiros Pré-Litorâneos, em Aquiraz. A área apresenta um vasto campo de dunas e uma vegetação bastante preservada. Na mata preservada é possível encontrar árvores de imburana, coroa de frade, cajueiro brabo, puçá, bromélias, entre outras espécies.